FaceBook Twitter
Buscar buscar

Notícias


voltar

Anvisa libera para os idosos a vacina que protege contra 13 tipos de pneumonia

Data da Publicação: 1/7/2013

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de liberar para os adultos acima de 50 anos a indicação da vacina pneumocócica conjugada 13 valente, que previne as infecções causadas pelo pneumococo (nome popular da bactéria Streptococcus pneumonia). A vacina já era indicada no Brasil para a proteção de lactentes e crianças de seis semanas até seis anos de idade incompletos.
“Trata-se de um importante avanço, já que a pneumonia está entre as três principais causas de morte em todas as idades no mundo, atrás apenas das doenças cardíacas e das doenças cerebrovasculares”, afirma Dr. Ricardo Cunha, médico sanitarista e responsável pelo setor de vacinas do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica. Segundo ele, a pneumonia é a principal causa de morte no mundo por doenças possíveis de se prevenir com a vacinação.
Há outras doenças consideradas pneumocócicas, pois podem ser causadas pelo pneumococo. São elas a meningite, otite, septicemia e infecções bacterianas do sangue. Este complexo grupo de enfermidades é responsável por aproximadamente 1,6 milhão de óbitos a cada ano em todo mundo, a maioria idosos e crianças menores de cinco anos.
A vacina pneumocócica 13 valente é a primeira vacina conjugada disponível no mercado para uso em adultos e também a única conjugada a prevenir infecções contra um dos tipos mais agressivos da bactéria pneumococo, o sorotipo 19A. Diferentemente das vacinas que estimulam apenas a produção de anticorpos (células que atuam como “soldados” responsáveis pelo combate aos agentes infecciosos, as vacinas conjugadas estimulam a produção das chamadas células de memória do sistema imunológico.
“Tais células seriam como ‘generais’, capazes de identificar os agentes infecciosos e montar uma estratégia de resposta imunológica mais adequada, liberando ‘soldados’ de defesa mais rapidamente”, explica Dr. Cunha. Além disso, a vacina conjugada é a única a conferir proteção a quase 100% dos sorotipos atualmente associados à chamada resistência à penicilina no País.

 

Fonte: Snif Brasil





Icone telefone Fone: 11 3433-7068 / 2876-1953

Icone e-mail contato@dpvnice.com.br

Todos os direitos reservados DPV NICE                                                                                                                                            Desenvolvido por Agência Lorem

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Ocorreu um erro ao enviar sua mensagem.


Preencha os campos corretamente.